Logotipo Rennato Alves

COMO APLICAR O MINIMALISMO NO DESIGN GRÁFICO

COMO APLICAR O MINIMALISMO NO DESIGN GRÁFICO

 

Que nunca vai deixar de ser tendência, todo mundo já sabe; mas você sabe o que é o minimalismo e como aplicá-lo em suas criações? Hoje vamos falar sobre esse tema que permeia vários campos: o estilo minimalista tem marcado presença na arquitetura e moda  chegando, também,  no design.

Rapidamente contextualizando o tema, o minimalismo encontrou visibilidade quando mais ou menos na década de 60 foi percebida uma nova forma de expressão artística com a menor quantidade de recurso, quando os artistas sabiam qual era o ponto principal de uma obra, comunicando rapidamente uma ideia.

Em um momento em que há tanta informação no universo - incluindo o de propaganda - o minimalismo vem com força para nos ajudar a comunicar da forma mais objetiva possível, para comunicar uma ideia certeira.

Quando pensamos em algo minimalista, logo vem em nossa mente algo clean, sem exageros, com poucas informações porém suficiente para comunicar a estratégia adotada com o briefing. Ao tratar desse estilo, a gente pode acreditar a aplicar as frases de Ludwig Mies van der Rohe: “menos é mais” e "Deus mora nos detalhes"

Calma! Se você pensou que seu design ficará simples demais, precisamos te lembrar de que minimalismo se trata basicamente de “reduzir ao mínimo”. Ou seja: para aplicar esse estilo ao design é preciso planejar e pensar detalhadamente em quais elementos serão colocados e, principalmente, quais serão retirados: aquilo que é desnecessário não é mantido no job.

Ficou interessado no assunto? Separamos 03 exemplos de como aplicar e “roubar” algumas ideias.

Vem conferir:

01 - Utilizar elementos que caracterizam sua marca é tiro certeiro! Olhando rápido, quem ver o anúncio já vai saber do que se trata.

 

02 - Saber qual o diferencial do seu produto e mostrá-lo com uma direção de arte bem aplicada é uma forma divertida de aplicar o conceito.

 

03 - Seja criativo! Use os atributos do seu produto a seu favor. Sair do comum chama atenção!

A tendência minimalista vai e vem e sabemos que existe um potencial comunicacional para o estilo, mas nem sempre é aplicável! Como todas os conceitos de design, é preciso estudar o briefing e entender a necessidade do seu cliente antes de decidir qual conceito você irá aplicar.

É claro que existem incontáveis conceitos e formas de apresentar uma campanha de design, mas se a gente tentar aplicar tudo acabamos não entregando nada. Portanto, é sempre bom considerar as perguntas "o que é mais importante nesse job?", "qual o elemento que, se eu retirar, a peça perderá o sentido".

A gente te aconselha a buscar obras com o máximo de essência com o mínimo de informação, como as de Philip Glass e as de Van der Rohe para nortear as suas reflexões de seu trabalho. Tente transportar a essência do seu cliente com a menor quantidade de informações.

Se você tem algum conceito favorito ou dúvida sobre algo dentro do design, comenta aqui embaixo para a gente falar sobre!

Karen Alves
Karen Alves

Designer e Social Media

Deixe seu Comentário

Rennato Alves
Entre em Contato

Como eu posso ajudar você hoje?