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07 Frases que você NUNCA deve dizer ao seu cliente

07 Frases que você NUNCA deve dizer ao seu cliente

 

Recebo muitos emails de designers (e de fotógrafos também) reclamando de clientes. Uns dizem que não os valorizam, outros falam que pagam pouco e muuuuuitas outros motivos de reclamações. A grande verdade é que, se você utiliza alguma das frases abaixo, você realmente pode ser o maior culpado por estes problemas. Às vezes, o cliente nem é tão ruim assim, mas você acaba "deixando brechas" para que estas ocorrências apareçam.

Pensando nisso listo aqui 7 frases que JAMAIS você deve dizer para um cliente. São frases que podem causar grandes desentendimentos ou então levar a desvalorização do seu trabalho.

 

1. “MEUS PREÇOS SÃO FLEXÍVEIS”

Esta é uma frase que dá a impressão de que seu preço não tem regra, muda ao sabor dos ventos, ou melhor, muda de acordo com a cara do cliente. Se tem cara de rico, é mais caro. Se tem cara de pobre, mais barato. E para o cliente pode dar a clara ideia de que pode jogar seu valor lá pra baixo. Pra cima é que ele não vai jogar.

2. “EU POSSO FAZER MAIS BARATO”.

Ora. Se você pode fazer mais barato, por que disse um preço alto no início? Sim, claro, na negociação é esperado baixar o valor para se chegar a um acordo mútuo. E por essa razão você pode começar com um valor mais elevado. Porém o problema não é iniciar uma negociação com o valor alto. O problema é dizer para o cliente “eu posso fazer mais barato”.

Isso dá a entender que seu trabalho não tem valor e por isso pode ser barato. O melhor seria dizer algo como “irei oferecer um trabalho de extrema qualidade e sobretudo me comprometo a entregar no prazo, algo raro entre os designers. Por isso o valor é compatível com a qualidade que irei oferecer. Agora… (pare, pense um pouco, faça cara de preocupado, de que você irá fazer um grande esforço) o que posso fazer é ajudá-lo oferecendo um desconto X, sob X condições. Que tal? Fica melhor assim?”. Mas jamais diga que pode fazer “mais barato”.

3. “Então... Ééé.…”

Isso pode mostrar insegurança e diminuir a impressão de credibilidade e de especialista que o cliente poderia ter de você. Procure dominar o assunto, se coloque como um especialista no que faz.

4. “HÁ PROFISSIONAIS MELHORES QUE EU NO MERCADO”

Claro, isso é uma verdade. Nem eu, que tenho 10 anos de mercado, sou o melhor. Porém isso é uma verdade que pode ficar pra você, não precisa sair por aí divulgando, ainda mais com seu futuro cliente. Se você chega para o cliente e diz “eu não sou o melhor”, obviamente ele vai procurar outro ou vai ter mais uma razão para lhe remunerar pouco.

5. “TRABALHO COM ISSO APENAS PARA COMPLEMENTAR MINHA RENDA”

Se você diz isso para o cliente, ele não irá considerar você um especialista no assunto (se fosse, não encararia o design como bico mas como profissão principal) e se você não é especialista e tem essa função como segundo plano, o cliente terá mais motivos para pagar pouco pelos seus trabalhos.

6. “EU TRABALHO EM CASA, TRANQUILÃO, DE BERMUDA...”

Não diga isso. Dará a impressão que você não leva isso a sério, não passará credibilidade e a imagem de que “se ele trabalha em casa de bermuda, é porque cobra pouco. Já que não tem custos o seu trabalho deve ser barato”

7. “PODE REPETIR, POR FAVOR?”

Às vezes o cliente está todo animado falando do projeto e você interrompe perguntando “quê?!”. É chato ter que repetir por conta da sua desatenção ou surdez. Preste atenção e foque.

Quando queremos ter sucesso no relacionamento com os clientes, não basta ser um bom executor do serviço. Você precisa estar atento à sua comunicação para que usufrua dos benefícios de uma parceria transparente com o cliente.

Se você se identificou com alguma das frases acima, ainda há tempo de mudar. Mude, teste, aplique, colha os resultados e depois me conta aqui nos comentários os resultados que isso gerou para você. 

Ah... Se você tiver alguma dúvida a respeito de mercado, seja voê designer ou fotógrafo, deixe-a nos comentários que eu responderei o mais rápido que puder! 

Forte abraço e #borapraacao!

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Rennato Alves
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