Logotipo Rennato Alves

COMO CRIAR UM PAINEL SEMÂNTICO PARA MEUS PROJETOS DE DESIGN GRÁFICO?

COMO CRIAR UM PAINEL SEMÂNTICO PARA MEUS PROJETOS DE DESIGN GRÁFICO?
FERRAMENTAS, PRODUTIVIDADE, DESIGN GRÁFICO 06-06-2017

COMO CRIAR UM PAINEL SEMÂNTICO PARA MEUS PROJETOS DE DESIGN GRÁFICO?

Rennato Alves Por: Rennato Alves

Sem sombra de dúvidas um bom planejamento de qualquer projeto de design gráfico pode evitar centenas de alterações e colaborar para um bom relacionamento com seu cliente.

Para um planejamento eficaz, quanto maior a quantidade de informações conseguidas com o cliente, melhor. Ferramentas como briefing e brainstorming são bem conhecidas e ajudam bastante, porém, uma ferramenta que é muito útil para um planejamento assertivo é o Painel Semântico ou MoodBoard que falaremos a seguir.

O que é Semântica?

Este termo refere-se ao ramo da linguística que estuda o significado das palavras. Assim, o que buscamos através de imagens é a visualização dos significados evocados pelas palavras-chave no decorrer de uma apresentação.

No Design, podemos utilizar a semântica para criar relações de significado entre o projeto (logo, gráfico, web) e os diversos sentimentos e objetivos desejados pelo cliente.

O Painel Semântico ou Moodboard serve como ferramenta que torna estes dados mais sinestésicos e trazem uma enorme clareza do que se fazer para 'acertar o alvo' no momento da criação, alinhando os pensamentos criativos do cliente e do designer. Deste modo, erros de interpretação na comunicação são praticamente reduzidos a zero. 

Mas afinal, como criar um painel semântico?

Não há uma regra exata a ser seguida. Você pode, por exemplo, criar um painel semântico com elementos que facilitem sua criação, torná-lo padrão e utilizar em todos os seus projetos. 

O Painel Semântico pode ser criado fisicamente ou digitalmente. Em ambas opções, elementos técnicos e conceituais devem ser combinados para que todos os observadores possam, através de pontos de vista distintos, observar, refletir e articular as características citadas nestas referências.

Do painel semântico, pode-se extrair referências básicas, tais como cor, forma e textura, e conceitos subjetivos, como metáforas, símbolos e figuras de linguagem, assim como o estilo de vida ou emoções que dizem respeito ao seu público-alvo.

Para ajudar você a criar seus painéis semânticos, vou deixar abaixo algumas ferramentas gratuitas e online que são bem úteis:

Pinterest

Pinterest serve como a ferramenta perfeita para criar um mood board rápido e fácil. Para começar, você cria um novo painel. Ele pode ser um painel público, ou um painel secreto que pode ser compartilhado com outras pessoas para colaboração. 

GoMoodboard

Com o GoMoodboard você pode utilizar diversos templates prontos como base para a criação de seus painéis ou criá-los do zero. Com uma interface amigável e sem precisar criar uma conta, destaca-se pela simplicidade na criação dos painéis. 

Aproveite para se diferenciar

Ao utilizar estes painéis, é certo que seu cliente verá um grande diferencial no seu atendimento e o valorizará ainda mais. Para aumentar a eficácia e poder de persuasão em momentos de apresentação, você também pode criá-los com design personalizado acoplando-o a sua identidade visual.

Curso Designer de Valor

O que você achou deste artigo?

Deixe abaixo o seu comentário