Logotipo Rennato Alves

PARA SER DESIGNER PRECISA-SE SABER DESENHAR?

PARA SER DESIGNER PRECISA-SE SABER DESENHAR?
NEGÓCIOS, DESIGN GRÁFICO 24-05-2017

PARA SER DESIGNER PRECISA-SE SABER DESENHAR?

Rennato Alves Por: Rennato Alves

Fala Designer!

Sem sombra de dúvidas a primeira pergunta que todo aspirante a Designer Gráfico faz é:

Para ser Designer Gráfico, eu preciso saber desenhar bem?

Antes de qualquer coisa, vale deixar claro que não existe REGRA neste caso e sim diversas opiniões diferentes. A que deixo neste artigo, é apenas a minha visão pessoal sem pretensão alguma de ser verdade absoluta.

Recebo vááááários emails perguntando a respeito do tema e, até então, eu não havia me posicionado de maneira concreta. Pois bem, cá estamos e darei minha opinião quanto ao tema.

O que eu costumo dizer para meus alunos e seguidores nestes casos, é que há diversas maneiras de você se diferenciar neste mercado tão competitivo. Uns optam por dominar técnicas de manipulação de imagens, outros por modelagem 3D, outros por ilustração e desenho; Neste caso, todas são extremamente válidas para agregar valor aos seus serviços e, cabe apenas a você, identificar de que maneira você quer se diferenciar.

Se um de seus sonhos é desenhar bem, todavia, nunca conseguiu um traço interessante, é importante ressaltar que, semelhante ao Manipulação e à modelagem 3D, o desenho é uma habilidade que pode ser aprendida e aperfeiçoada. Não é um bicho de sete cabeças, desde que se aprenda os fundamentos básicos.

Quando criança sempre gostei muito de desenhar, porém, eu não tive muito sucesso com isso, haha! Me divertia muito pegando livros de animais selvagens e tentando reproduzí-los para tentar vender por R$ 0,50 e comprar algumas guloseimas (empreendendo desde cedo, rs).

Tentei, tentei, tentei... e nada de ficarem bons. Me frustrei inúmeras vezes até que, no caminho entre a padaria e a volta para casa, ví em uma banca de jornais um "curso de desenho" que mudou minha vida! rsrs

Continuei não sendo um expert no assunto, porém, aprendí as técnicas básicas de desenho em um curso e isso realmente abriu minha mente quanto à composição, perspectiva e proporções. Além disso, tornou minha sensibilidade visual mais apurada e, para mim, esta é uma das maiores vantagens de se saber desenhar.

Para ser designer, você não precisa saber desenhar, todavia, se souber, terá um grande diferencial competitivo.

Saber desenhar abre um leque ENORME de oportunidade de negócios, além de aumentar sua percepção de valor de maneira absurdamente relevante, porém, não é uma exigência primordial para exercer a função de um Designer Gráfico.

Um designer que se especializou em desenhos foi o Bruno Santana que, inclusive, criou um curso de desenho que pode ser muito útil caso você queria aprender a desenhar.

Para acessar o curso dele, basta clicar NESTE LINK ou na imagem abaixo. E você, gosta de desenhar? Acha necessário pra profissão? Diz aí! :)

Curso Designer de Valor

O que você achou deste artigo?

Deixe abaixo o seu comentário