Logotipo Rennato Alves

AS 02 HABILIDADES QUE TE FAZEM UM DESIGNER DIFERENCIADO

AS 02 HABILIDADES QUE TE FAZEM UM DESIGNER DIFERENCIADO
NEGÓCIOS, INSPIRAÇÃO, DESIGN GRÁFICO 16-01-2017

AS 02 HABILIDADES QUE TE FAZEM UM DESIGNER DIFERENCIADO

Rennato Alves Por: Rennato Alves

Não sei se você conhece um pouco da minha história mas, aos 18 anos, eu decidí largar meu emprego em uma agência e abrir o meu próprio negócio utilizando R$ 3.000,00 que recebí de rescisão. Fui do zero até contar com cerca de 10 empregados e uma estrutura de mais de 320mts que já atendeu clientes como OI, CEF, Lutadores do UFC e artistas internacionais.

Para fazer isso, eu precisei entender que estas 2 habilidades são o que realmente importam. Sem elas, é praticamente impossível um designer chegar a grandes feitos.

Uma vez que você souber quais são essas 2 habilidades, e souber aplicá-las, você vai atingir o que deseja. Não tem erro! Está Curioso?

Então, vamos lá!

Primeira Habilidade: A técnica

Pode parecer estranho ler isso mas eu garanto que é uma grande realidade. A maioria dos designers brasileiros não buscam capacitação técnica para executar trabalhos com extrema qualidade. Talvez por terem se deixado cair em uma espécie de "zona de conforto", continuam fazendo trabalhos medianos que nunca serão vistos com bons olhos pelos clientes e, consequentemente, perdem credibilidade de sua marca pessoal.

Você precisa querer ser o melhor designer do mundo. Apenas de ter o mindset de nunca estar satisfeito, seus trabalhos se destacarão dos demais e você será desejado por bons clientes. 

Você DEVE aprimorar a sua habilidade técnica através de livros, cursos, workshops e todo tipo de conteúdo técnico que permitirá você entender o problema do seu cliente, e resolvê-lo com um design bonito e eficaz.

Segunda Habilidade: A comercial

Um dos grandes problemas que enfrentei no começo da minha jornada foi não ter trabalhado minhas habilidades comerciais, ou seja, meu feeling de vendas e marketing pessoal para conseguir novos clientes. Desde cedo meu desejo por conhecimento foi grande mas, na maioria das vezes, voltado à aprimorar minhas aptidões técnicas como designer.

O fato de eu nunca ter gasto tempo em aprimorar as minhas habilidades como "vendedor", me gerou grandes problemas financeiros. Foram praticamente 2 meses sem bons ganhos até eu recorrer à ajuda do meu irmão, que sempre foi um empreendedor com habilidades de venda absurdamente aprimoradas.

Aprendí técnicas de prospecção e pós-venda que geraram resultados sensacionais e, graças a isso, eu conseguí ter os meus primeiros clientes e entender de verdade como toda essa "coisa" de empreender funciona. De lá pra cá, foram inúmeros livros, eventos e cursos de vendas que me geraram uma grande bagagem sobre o assunto.

É óbvio que um empreendedor, seja ele designer ou não, precisa aprimorar outras habilidades como: visão, coragem, empatia, pontualidade... Mas, sem as duas habilidades acima, é praticamente impossível se ter uma carreira sólida, com clientes fiéis e vendas recorrentes que realmente gerem lucro.

A união das habilidades técnicas e comerciais com certeza transformam designers gráficos em empreendedores que conseguem bons clientes e aumentam seus lucros.

Como você deve saber, o meu curso online Designer de Valor foge um pouco dos modelos tradicionais de cursos para designers. Tive a atenção de criar um curso que prepara os alunos para exercer sua profissão de maneira diferenciada, trazendo além de MUITO conteúdo técnico como: Conceitos de Design, Photoshop, Illustrator, Cinema 4D e Criação Publicitária; diversas aulas de Marketing Pessoal e Postura Comercial. 

São habilidades assim que geram resultados não só para quem precisa empreender, mas para quem busca empregos em grandes agências também. Veja este depoimento de alguns alunos: 


Curso Designer de Valor

O que você achou deste artigo?

Deixe abaixo o seu comentário