07 Frases que você NUNCA deve dizer ao seu cliente

07 Frases que você NUNCA deve dizer ao seu cliente
NEGÓCIOS 13-05-2016

07 Frases que você NUNCA deve dizer ao seu cliente

Rennato Alves Por: Rennato Alves

Recebo muitos emails de designers (e de fotógrafos também) reclamando de clientes. Uns dizem que não os valorizam, outros falam que pagam pouco e muuuuuitas outros motivos de reclamações. A grande verdade é que, se você utiliza alguma das frases abaixo, você realmente pode ser o maior culpado por estes problemas. Às vezes, o cliente nem é tão ruim assim, mas você acaba "deixando brechas" para que estas ocorrências apareçam.

Pensando nisso listo aqui 7 frases que JAMAIS você deve dizer para um cliente. São frases que podem causar grandes desentendimentos ou então levar a desvalorização do seu trabalho.

 

1. “MEUS PREÇOS SÃO FLEXÍVEIS”

Esta é uma frase que dá a impressão de que seu preço não tem regra, muda ao sabor dos ventos, ou melhor, muda de acordo com a cara do cliente. Se tem cara de rico, é mais caro. Se tem cara de pobre, mais barato. E para o cliente pode dar a clara ideia de que pode jogar seu valor lá pra baixo. Pra cima é que ele não vai jogar.

2. “EU POSSO FAZER MAIS BARATO”.

Ora. Se você pode fazer mais barato, por que disse um preço alto no início? Sim, claro, na negociação é esperado baixar o valor para se chegar a um acordo mútuo. E por essa razão você pode começar com um valor mais elevado. Porém o problema não é iniciar uma negociação com o valor alto. O problema é dizer para o cliente “eu posso fazer mais barato”.

Isso dá a entender que seu trabalho não tem valor e por isso pode ser barato. O melhor seria dizer algo como “irei oferecer um trabalho de extrema qualidade e sobretudo me comprometo a entregar no prazo, algo raro entre os designers. Por isso o valor é compatível com a qualidade que irei oferecer. Agora… (pare, pense um pouco, faça cara de preocupado, de que você irá fazer um grande esforço) o que posso fazer é ajudá-lo oferecendo um desconto X, sob X condições. Que tal? Fica melhor assim?”. Mas jamais diga que pode fazer “mais barato”.

3. “Então... Ééé.…”

Isso pode mostrar insegurança e diminuir a impressão de credibilidade e de especialista que o cliente poderia ter de você. Procure dominar o assunto, se coloque como um especialista no que faz.

4. “HÁ PROFISSIONAIS MELHORES QUE EU NO MERCADO”

Claro, isso é uma verdade. Nem eu, que tenho 10 anos de mercado, sou o melhor. Porém isso é uma verdade que pode ficar pra você, não precisa sair por aí divulgando, ainda mais com seu futuro cliente. Se você chega para o cliente e diz “eu não sou o melhor”, obviamente ele vai procurar outro ou vai ter mais uma razão para lhe remunerar pouco.

5. “TRABALHO COM ISSO APENAS PARA COMPLEMENTAR MINHA RENDA”

Se você diz isso para o cliente, ele não irá considerar você um especialista no assunto (se fosse, não encararia o design como bico mas como profissão principal) e se você não é especialista e tem essa função como segundo plano, o cliente terá mais motivos para pagar pouco pelos seus trabalhos.

6. “EU TRABALHO EM CASA, TRANQUILÃO, DE BERMUDA...”

Não diga isso. Dará a impressão que você não leva isso a sério, não passará credibilidade e a imagem de que “se ele trabalha em casa de bermuda, é porque cobra pouco. Já que não tem custos o seu trabalho deve ser barato”

7. “PODE REPETIR, POR FAVOR?”

Às vezes o cliente está todo animado falando do projeto e você interrompe perguntando “quê?!”. É chato ter que repetir por conta da sua desatenção ou surdez. Preste atenção e foque.

Quando queremos ter sucesso no relacionamento com os clientes, não basta ser um bom executor do serviço. Você precisa estar atento à sua comunicação para que usufrua dos benefícios de uma parceria transparente com o cliente.

Se você se identificou com alguma das frases acima, ainda há tempo de mudar. Mude, teste, aplique, colha os resultados e depois me conta aqui nos comentários os resultados que isso gerou para você. 

Ah... Se você tiver alguma dúvida a respeito de mercado, seja voê designer ou fotógrafo, deixe-a nos comentários que eu responderei o mais rápido que puder! 

Forte abraço e #borapraacao!

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