Logotipo Rennato Alves

COMO AUMENTAR A SUA CRIATIVIDADE?

COMO AUMENTAR A SUA CRIATIVIDADE?
NEGÓCIOS, INSPIRAÇÃO 21-03-2016

COMO AUMENTAR A SUA CRIATIVIDADE?

Rennato Alves Por: Rennato Alves

Dúvida recorrente da maioria dos profissionais que trabalham com imagens, principamente aqueles que estão começando, a criatividade é considerada a maior dificuldade e o bem mais precioso que encontramos em nossa profissão. O problema é que nem sempre encontramos a tal criatividade. E agora? O que fazer?

Muitos acham que é dom, que as pessoas já nascem com ela. Sem dúvida existe alguma verdade nessa afirmação afinal em todas as profissões encontramos pessoas de criatividade rara, que vão desde os mestres do Futebol como Pelé e Garrincha até grandes músicos como Tom Jobim e Roberto Carlos. (Claro, Roberto Carlos! Vai me dizer que um cara que conseguiu colocar na letra de uma música a frase “nos programas vespertinos de televisão” cujo tema são as baleias, isso não seria uma grande prova de criatividade?).

Porém existe um nível de criatividade que todos nós podemos adquirir com o aprendizado. Assim como qualquer um aqui pode aprender a tocar guitarra. Uns vão demorar mais, outros menos, mas com disciplina e determinação com toda certeza você também será capaz de tocar tal instrumento. Tá, é bem provável que você não chegue aos pés de Eric Clapton e Mark Knopfler mas você poderá tocar guitarra ao nível de um guitarrista do NXZero, Charlie Brown Jr ou CPM22, porquê não?

O que estou querendo dizer é que para ter resultados incríveis em seu trabalho de fotografia, edição, manipulação ou design, não é preciso nascer de novo. Basta ter disciplina e seguir algumas regrinhas que vou dizer aqui. A idéia é trabalhar melhor o seu bom gosto, apurando seu sentido visual e assim sair do amadorismo. Tudo isso a gente pode aprender.

Aqui vão algumas dicas.

1. Observe e Questione! Essa é uma dica que costumo dar a todos os meus alunos. Como ser criativo sem observar e questionar a criatividade dos outros? É, nesse caso só nascendo de novo e vindo com esse poder. Agora, se você não está afim de nascer de novo para ter esse dom de ser criativo sem influência de ninguém, passe a observar e questionar. Veja o layout do meu site. Por que eu utilizei essas cores? Por que esse fundo? Por que coloquei meu logotipo do lado esquerdo e não do lado direito? Vá até a televisão. Por que a vinheta da Globo tem o fundo branco? Por que aquele som? Por que a Globo sempre utiliza a mesma fonte em todas as chamadas, reportagens e vinhetas de novela? E por que a Record imita essa fonte? Por que a maioria das marcas de empresas de tecnologia são na cor azul, preto, vermelho ou cinza? Por que nenhuma tem a cor rosa-choque? Passe a observar, perguntar e procurar as respostas. Ao procurar as respostas você aprende e vai guardar isso na memória. Quando pedirem para você fazer um logotipo de empresa de tecnologia, por exemplo, você já vai saber porquê utilizar azul, preto, vermelho ou cinza, ou até mesmo arriscar e ser ousado num logotipo rosa-choque.

2. Brainstorm. Essa palavra afrescalhada nada mais é do que “tempestade de idéias”, que também soa como outra frescura. Mas nada mais é do que você juntar todo mundo da equipe e ficar soltando idéias pra todo mundo. Um vem com uma idéia, outro com outra idéia. Às vezes o início da idéia de um é bom mas o final não. Já o outro amigo tem um final melhor do que do outro amigo. Dessa confusão pode vir algo criativo. Essa prática é feita normalmente em grandes agências. Muitas propagandas premiadas não nasceram de uma pessoa só que tinha o dom da criatividade, mas de várias pessoas que soltaram uma ali e outra aculá.

3. Relaxe. A criatividade muitas vezes não vem durante o trabalho. Vem quando você está relaxado. Isso é muito comum. Pode vir enquanto você está dirigindo, sentado no metrô, deitado na cama ou até mesmo lavando prato. Como sua cabeça está vazia e você está relaxado sem estar focado em nada, a idéia vem. Normalmente o start dessa idéia ocorre quando você vê alguma coisa durante esse relaxamento ou quando vem algum pensamento ou memória, desencadeando a idéia.

4. Durma. Se você passou horas e horas pensando e nada que preste veio, então vá dormir. Estudos de cientistas americanos mostram que o sono estimula a criatividade. O estudo feito por Sara Mednick, da Universidade da Califórnia em San Diego, nos Estados Unidos, e colegas mostra que a fase REM estimula diretamente o processamento criativo mais do que qualquer outra fase do sono ou mesmo durante o período em que se está acordado. Por isso, não é raro a gente ir dormir sem solução para um layout e acordar com uma solução criativa pronta na cabeça, faltando apenas jogar para o computador.

5. Estude. Criatividade segue tendências. O que é bonito hoje provavelmente não será bonito amanhã. Por isso é importante sempre se manter atualizado, estudando novas soluções de layout, continuando a ler este blog periodicamente e fazendo cursos de atualização, principalmente com aulas de qualidade. Você precisa saber selecionar bem as suas fontes de informação. Afinal de contas, se você aprende com alguém ruim, ruim você também será.

Gostou? Então pega tudo isso, guarda na sua mente e vambora pra ação! 

Curso Designer de Valor

O que você achou deste artigo?

Deixe abaixo o seu comentário